Fevereiro Roxo e Laranja: campanha de conscientização para combate a doenças.
A cor roxa foi escolhida para representar três doenças: Lúpus, Fibromialgia e Mal de Alzheimer. O Lúpus é um distúrbio crônico que afeta principalmente mulheres em idade fértil, causando inflamações nos rins, pulmões, pele e articulações. Já a Fibromialgia causa dores por todo o corpo, além de cansaço excessivo, ansiedade e depressão. O Mal de Alzheimer é uma doença neuro-degenerativa que interfere nas funções cognitivas e na relação social.
A cor laranja foi escolhida para representar a Leucemia, um dos tipos mais graves de câncer que afeta os glóbulos brancos. A doença pode levar à morte se não for tratada e, por isso, a doação de medula óssea é de extrema importância.
Segundo dados do Ministério da Saúde, a Fibromialgia afeta cerca de 3% da população brasileira, sendo mais comum em mulheres. Já o Lúpus Sistêmico (Les) é a forma mais séria da doença e acomete aproximadamente 70% dos pacientes com Lúpus. Além disso, de acordo com a Associação Brasileira de Alzheimer (Abraz), 6% das pessoas com mais de 60 anos de idade no Brasil têm a doença.
Sobre a Leucemia, o Instituto Nacional do Câncer (INCA) apontou mais de 10 mil novos casos em 2019. Os sintomas incluem anemia, palidez, sonolência, fadiga, palpitação, manchas roxas na pele ou pontos vermelhos, gânglios linfáticos inchados, perda de peso, febre e dores nas articulações e ossos.
Portanto, é fundamental buscar orientação médica em uma unidade de saúde caso você ou alguém que você conheça apresente sintomas dessas doenças. A doação de medula óssea também é importante para salvar vidas de pessoas que sofrem com a Leucemia. Vamos juntos combater essas enfermidades!